segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Entrevista a Carlos Garcia - Núcleo SIMM/DM Ramalho





CARLOS GARCIA Presidente do NÚCLEO FUTSAL SIMMORENSE/DMRAMALHO,quer dar continuidade ao projecto iniciado este ano com o Futsal Sénior Masculino,espera fazer escalões de formação no Futsal em Mora,mas sem dar passos maiores que as pernas,tudo a seu tempo,desde já o agradecimento do Blog Desporto Mora por esta entrevista.


1- Carlos, está a ser difícil iniciar este projecto de futsal masculino?

De inicio foi muito complicado dar andamento a este projecto, devido a diversas condicionantes, tais como financeiras, porque apesar de termos apoios das autarquias e dos privados, não foram apoios muito elevados e esta modalidade envolve muitos gastos em inscrições e pagamentos restantes à Associação de Futebol de Évora. Por outro lado, a própria constituição do plantel levantou algumas dificuldades porque são raros os jogadores disponíveis que pratiquem futsal.

2- Sentes que este projecto pode ter continuidade a longo prazo?

Tenho a certeza que sim, este é o ano de aprendizagem, em que tanto jogadores, como técnicos e directores estão a fazer a sua “formação” nesta modalidade, mas para o ano que vem continuaremos a desenvolver este projecto para projectar o nome da nossa terra e clube.

3- Achas que é viável, já na próxima época fazer um escalão de formação?

Não sou como os políticos que muito prometem e nada fazem, a única coisa que posso dizer é que apesar de pensarmos nisso, não será nada fácil devido a diversas condicionantes, mas iremos tentar.

4- É possível desenvolver contactos no sentido de ter uma pessoa responsável por coordenar os escalões que venham a existir?

Já tenho em mente e já decidi quais serão as pessoas que reúnem as condições indispensáveis para comandar e dirigir a camada de formação do clube, tendo já desenvolvido contactos nesse sentido.

5- Também concordas que as pessoas responsáveis por cada equipa deviam ter formação como treinadores?

Na minha opinião é indispensável que todas as pessoas que treinem equipas, seja em que desporto for, tenham formação adequada, para que melhor possam orientar os jogadores e tudo o que envolve o plantel às suas ordens. Aliás, já este ano tivemos uma reunião com o Sr. Presidente da Associação de Futebol de Évora no sentido de a Associação colaborar de alguma forma, para que seja possível as pessoas ligadas à modalidade terem formação como treinadores.

6- Quanto aos dirigentes, achas que os dirigentes dos clubes desportivos são competentes? Ou deviam ser desenvolvidas formações pelas associações?

Vais de encontro ao que já referi anteriormente. Sem formação adequada, tal como na vida profissional, não será possível desenvolver um trabalho sério e competente, julgo que falta alguma competência aos dirigentes dos clubes desportivos, na medida em que se tratam de modalidades muito específicas, com muita burocracia e que só com formação é que os dirigentes poderão dar a resposta certa. Desta forma, a Associação de Futebol de Évora, na pessoa do Sr. Presidente Fernando, já nos garantiu que este ano irão ser promovidas cursos de treinadores.

7- Quais foram os principais apoios que o clube teve?

Os principais apoios que tivemos foi através da Câmara Municipal de Mora, da Junta de Freguesia de Mora e a St.ª Casa da Misericórdia de Mora, os quais aproveito para agradecer, porque sem eles não seria possível este projecto existir. Mas o principal apoio foi do Rodrigo, através da firma DM Ramalho, daí o nome do Núcleo Futsal SIMM/DM Ramalho. Tem sido ele a garantir a continuidade deste projecto, para ele um grande abraço e um muito obrigado.

8- As pessoas de Mora estão a aderir ao projecto do Núcleo? Há muito apoio nos jogos da equipa?

Para grande surpresa de muita gente, as pessoas de Mora têm aderido de forma espectacular, quer nos jogos em casa, quer quando vamos jogar fora, aliás, as equipas adversárias até já nos elogiaram por termos sempre tanto público a apoiar-nos nos jogos que realizamos. Quero, desde já agradecer a todos que nos têm apoiado, pois são uma força suplementar para os nossos jogadores e para nós equipa técnica e dirigente, dando-nos alento para continuar com o projecto.

9- Há alguns jogadores de fora, recebem algum tipo de apoio para virem treinar ou jogar?

Temos alguns jogadores de fora de Mora nomeadamente o José Eduardo (Ponte Sôr), o Licínio (Montargil), Telmo Mendes e Alberto Garcia (Pavia), Valter Sarmento (Malarranha), António Cunha e José Martins (Cabeção). Todos eles têm mostrado uma enorme compreensão por virem treinar e jogar sem receber qualquer tipo de apoio financeiro. Andamos a tentar reunir condições para lhe pagar as deslocações, porque embora seja contra os jogadores receberem dinheiro, acho que é de todo justo receberem o dinheiro por eles dispendido em combustível. Não querendo esquecer os restantes elementos do plantel, agradeço em nome de toda a direcção o esforço e dedicação demonstrado por todos nesta nossa aventura, desejando-lhe toda a sorte do mundo.

10- Para terminar queres deixar aqui algumas palavras para os adeptos do Núcleo e para os leitores do Blog Desporto Mora?

Sim, quero agradecer a todas as pessoas que acreditaram em nós e nos apoiaram, nomeadamente os nossos patrocinadores. À população de Mora que através do seu apoio nos jogos, tem ajudado muito a alcançar as vitórias e a criar um ambiente fantástico nos pavilhões por onde passamos, continuem assim.
Agradeço igualmente aos meus colegas de Direcção e outros que mesmo sem fazerem parte nos têm auxiliado bastante e mais uma vez ao Rodrigo por tudo o que tem dado ao Núcleo. Por último, mas não menos importante, uma palavra de apoio, porque isto de ser treinador tem muito que se lhe diga, ao Énio, o nosso treinador, contínua assim, firme nas tuas convicções e ideias porque vais no bom caminho, um abraço e muito boa sorte.
Despeço-me desejando boa sorte e um muito obrigado ao blog DESPORTO MORA pela oportunidade que nos foi dada de divulgar o nome do Núcleo. Se quiserem saber mais sobre o nosso clube visitem o nosso blog em: www.nucleofutsalsimm.blogspot.com
Publicada por desportomora em 1/16/2009 11:52:00

Um comentário:

Anônimo disse...

a todos os anónimos que escrevem nestes blogs, um bom ano, não devem no entanto escrever em nome dos outros, para que essas pessoas que estão a participar no projecto no bom sentido não corram o risco de vir a ficar mal vistas e ser mal interpretada a sua presença junto do grupo, de referir que já fiz ver a minha insatisfação junto do Carlos Garcia, relativamente ao comentário que foi feito no DESPORTO MORA na qual é referida a minha pessoa.
com os melhores cumprimentos a todos os que estão apoiar o futsal em mora.
ass. pai do telmo