quinta-feira, 22 de abril de 2010

Entrevista com...


Tó Cunha, o inventor do nosso Lema, rapaz devoto a Santa Quitéria, fugiu para responder as algumas questões…

NFSIMM: Tó, quais as grandes diferenças da equipa desta temporada para anterior? E pessoalmente?
Cunha: As diferenças não são muitas. Saíram alguns jogadores experientes, importantes para a equipa e entraram jovens com muito valor. O ambiente continuou bom (penso que melhorou um pouco esta época), mas não tenho dúvidas que nas duas temporadas que estou no Núcleo, encontrei o melhor balneário que alguma vez conheci.
Conhecia quase todos, excepto o Zé Eduardo e o Licínio. O Zé Carlos pouco conhecia. Vejam como era o nosso grupo, não nos conhecíamos a agora somos grandes amigos. Tenho uma grande estima por eles. Desejo que voltem a jogar, no Núcleo ou noutro lugar, porque tem muito para dar ao futsal.
Pessoalmente? As diferenças são poucas, tenho mais um ano (risos). Tudo o resto continua intacto, a força, a garra, a dedicação e trabalhar sempre em prol da equipa.

NFSIMM: Como foi a integração dos novos jogadores?
Cunha: A integração dos novos jogadores foi um pouco complicada, quase todos eles vinham do futebol 11 e como sabemos, existem muitas diferenças deste para o futsal. Porém, todos nós trabalhamos para que eles se sintam bem, ajudamo-los em todos os treinos e jogos. Com a sua qualidade tornou-se tudo mais rápido e estamos nesta fase da época a justificar as suas contratações.

NFSIMM: Qual é a tua opinião em relação ao Campeonato Distrital de Futsal de Évora? Revelações e decepções?
Cunha: É um campeonato interessante, muito bem disputado, com algumas equipas de qualidade e com muitos bons jogadores, mas penso que poderá melhorar em todos os aspectos, apesar de a evolução nestes últimos anos ser visível.
Não vou falar em decepções, há que dar valor ao trabalho da Associação e ajudar a eliminar os erros que se cometem ou algo que esteja mal.
As revelações são alguns jogadores que tem dado nas vistas, a equipa de Cabeção, do Almansor, do Évora Futsal e a equipa da SIMMM tem muita qualidade nos seus jovens.
A equipa de Vendas Novas tem excelentes jogadores, já com alguma experiência a este nível e temos que lhe dar mérito pela classificação obtida. Parabéns.


NFSIMM: Quais foram, até agora os momentos que mais te marcaram esta temporada? Positivamente e negativamente.
Cunha: A equipa do Núcleo de Futsal teve duas fases esta época, uma má fase no inicio da época, onde perdemos pontos cruciais para a corrida pelo título e a fase que neste momento atravessamos, vitórias, muita confiança e a manutenção do 2º lugar.
Esta temporada resume-se a isto.
Posso dizer que negativamente os momentos que mais me marcaram foi a saída do Kiké e do Zé Eduardo, além de serem importantes para a equipa, eram grandes amigos, mas eles escolheram assim para melhorar o seu futuro e quando assim é, cabe-me a mim desejar-lhe a melhor sorte do mundo.
Outros momentos foram o mau inicio de época e as lesões dos meus colegas, a equipa sofre e ninguém fica indiferente a isso.
Positivamente, posso falar da boa fase que o Núcleo atravessa, todo o ambiente que rodeia a equipa, a alegria com que se joga e o apoio incondicional dos nossos adeptos.


NFSIMM: O facto de seres visto por muitas pessoas ligadas ao futsal, reconhecendo-te como um dos melhores jogadores esta época, pergunta-mos: Qual é o segredo para manteres a tua forma exebicional?
Cunha: Primeiro quero agradecer a todos os que tem admirado o meu trabalho, fico orgulhoso por gostarem da maneira como jogo. Treino arduamente para melhorar em todos os aspectos e evoluir como jogador.
Segredo para manter a forma? Não há segredo, é fruto do trabalho que desenvolvemos durante a semana, esforço-me e treino até não conseguir correr mais. Graças a Deus as coisas estão a correr bem, tenho feito boas exibições e o Núcleo tem vencido os jogos, que é o mais importante.


NFSIMM: E quais os grandes sonhos desportivos a realizar?
Cunha: Não tenho grandes sonhos, tenho os pés bem assentes na terra, agora quero acabar esta época, se possível bem classificado e sem lesões, depois tudo pode acontecer. Espero poder continuar a jogar e a ajudar a equipa onde jogo, como sempre fiz.

NFSIMM: Por último, que comentário queres deixar aos nossos leitores?
Cunha: Não posso deixar de mencionar, agradecer, felicitar, sem eles nada disto seria possível, o Presidente deste clube, o Samuel, que me deu muita confiança esta época e me convenceu a ficar mais um ano e disse-me que seria o melhor marcador da equipa, em princípio não se vai enganar, obrigado por tudo amigo, O Vice-Presidente Rui Carrilho, a Tesoureira Ana Marques, o Presidente da Assembleia-Geral Luís Branco, o Vice-Presidente e nosso Treinador Énio, o Secretário e Treinador Adjunto Orada, o Presidente do Conselho Fiscal Nelson Filipe (Malatreco), O Vice-Presidente João Santos, o Secretário Miguel Vidigal (Covas), o nosso massagista João Godinho e o nosso fotógrafo de serviço e cameraman João Bernardino e uma pessoa que sempre nos ajudou quando necessário, o Fábio Godinho.
Não me posso esquecer do Carlos Garcia, um dos fundadores do Clube, ele que se empenhou na minha contratação, fico-lhe muito agradecido pela confiança que teve em mim, com certeza que não está arrependido, tenho dado tudo o que tenho para o sucesso do Núcleo. Obrigado grande amigo.
Agora quero agradecer aos meus companheiros, são eles que me tem ajudado e é graças a eles que tenho 18 golos até agora. São estes: Raminhos, Salvaterra, Samuel, Alberto, Kiké, Zé Eduardo, Énio, João Filipe, João Marques, Ferrinho, Edgar e João Borreicho.
Ah, estava a esquecer-me de um, o Nilton, um grande amigo, apesar de ter uma boa relação com todos, é com ele que tenho mais ligação. Desejo a todos tudo de bom, pessoalmente e desportivamente.
Resta-me agora agradecer a todos os leitores e a todos os adeptos o apoio prestado à equipa do Núcleo de Futsal e por este meio também pedir que nunca nos deixem de apoiar, mesmo quando as coisas não correm bem. Todos formam um jogador e é com esse jogador a mais que conseguimos muitas vezes desiquilibrar e ganhar muitos jogos.
Desculpem se me escapar alguém. Muito obrigado a todos, continuem com a tal FORÇA E GARRA que marcou este grupo. Aconteça o que acontecer, parte do meu coração está aqui.
ADORO-TE SIMM (Núcleo Futsal)
Tó 10

5 comentários:

Énio disse...

Este jogador é "enorme",grande homem,não posso negar que todas estas palavras mexeram comigo.
Abraço,
Énio.

Nilton disse...

Obrigado amigo pela aquelas palavras á minha entrevista.mas na tua estavas a esquecer te de mim ai ai,não te esqueças de uma coisa quem te trouxe para cá fui eu,agora só te vás embora quando eu der ordem!(risos)...tens uma força e uma garra como ninguém.
Continua assim,abraço. NP 7

Tó Cunha disse...

Mister eu prefiro mexer com as mulheres lolol tens sido um bom amigo, desportivamente tenho aprendido muita coisa contigo, tenho evoluido como jogador mas para mim ainda não chega! Quero mais de mim e da equipa. A ti desejo-te tudo de bom, principalmente à nova etapa q está prestes a chegar, que corra tudo bem! Grande abraço. Tó 10

Tó Cunha disse...

Quanto a ti meu amigo NP7, nunca me esqueço de ti e tambem não tou esquecido q foste importante na minha contratação! Espero continuar na tua companhia para a proxima época, nem que seja no sport cabeção e benfica(risos). Um grande abraço e tudo de bom para ti

Anônimo disse...

Estou aqui simplesmente, para te felicitar pelo belo trabalho que tens realizado no futsal, como homem e amigo eu sei que não há melhor. Desportivamente só estou a espera de uma chamada a selecção do distrito de Évora, que na minha opinião é mais que merecida... Para a despedida quero que saibas que estou muito orgulhoso.
Primo Zé.