terça-feira, 27 de abril de 2010

Quem se segue?




Edgar Silva, o rapaz conhecido nos nossos bastidores por ser bastante calado e de phones nos ouvidos respondeu às perguntas do nosso blog…

NFSIMM: Edgar, como foi a integração no clube?
Edgar: A minha integração no clube, no principio não foi boa, eu andava confuso, mas agora penso que, neste momento, estou integrado.


NFSIMM: Quais as grandes diferenças que encontraste no futsal, em relação ao futebol de 11?
Edgar: É muito diferente a maneira de jogar. As tácticas, como se defende, a rapidez de execução… basicamente a sua maneira de jogar.


NFSIMM: Qual é a tua opinião em relação ao Campeonato Distrital de Futsal de Évora? Revelações e decepções?
Edgar: Como é o meu primeiro ano a jogar futsal e não tendo muito conhecimento das equipas do nosso distrito, penso que é um campeonato bastante competitivo. Na minha opinião, depois de defrontar todas as equipas e de ouvir os meus colegas mais velhos, penso que a decepção deste campeonato é o Portelense, juntamente com as Alcaçovas. A revelação acho que é o Borbense, por ser o seu primeiro ano.


NFSIMM: Quais foram, até agora os momentos que mais te marcaram esta temporada? Positivamente e negativamente.
Edgar: Para mim, os momentos positivos estão agora a acontecer, na segunda volta do campeonato, agora os momentos negativos, esses já passaram…


NFSIMM: Para muitas das pessoas este é um tema pouco confortável ou que muitas vezes a maioria não gosta de se lembrar. Vamos falar de Racismo. Edgar, sendo tu uma pessoa de cor, já sentiste na pele alguma situação ou algum acto discriminatório como praticante desta modalidade. E como te sentirias?
Edgar: Bom, para dizer a verdade, é uma coisa que eu não posso fazer nada. Agora, outra coisa, já sei porque que é que tratam mal as pessoas de cor. Deve ser porque não existe Deus preto, só pode ser disso… (risos)


NFSIMM: E quais os teus grandes sonhos desportivos a realizar?
Edgar: Agora já não tenho sonhos a realizar, porque acho que já sou velho para ter sonhos futebolísticos.


NFSIMM: Por último, que comentário queres deixar aos nossos leitores?
Edgar: Por favor, não se deiam ao trabalho de ler isto…

FORÇA E GARRA
E.S.11

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Divulgação


Entrevista com...


Tó Cunha, o inventor do nosso Lema, rapaz devoto a Santa Quitéria, fugiu para responder as algumas questões…

NFSIMM: Tó, quais as grandes diferenças da equipa desta temporada para anterior? E pessoalmente?
Cunha: As diferenças não são muitas. Saíram alguns jogadores experientes, importantes para a equipa e entraram jovens com muito valor. O ambiente continuou bom (penso que melhorou um pouco esta época), mas não tenho dúvidas que nas duas temporadas que estou no Núcleo, encontrei o melhor balneário que alguma vez conheci.
Conhecia quase todos, excepto o Zé Eduardo e o Licínio. O Zé Carlos pouco conhecia. Vejam como era o nosso grupo, não nos conhecíamos a agora somos grandes amigos. Tenho uma grande estima por eles. Desejo que voltem a jogar, no Núcleo ou noutro lugar, porque tem muito para dar ao futsal.
Pessoalmente? As diferenças são poucas, tenho mais um ano (risos). Tudo o resto continua intacto, a força, a garra, a dedicação e trabalhar sempre em prol da equipa.

NFSIMM: Como foi a integração dos novos jogadores?
Cunha: A integração dos novos jogadores foi um pouco complicada, quase todos eles vinham do futebol 11 e como sabemos, existem muitas diferenças deste para o futsal. Porém, todos nós trabalhamos para que eles se sintam bem, ajudamo-los em todos os treinos e jogos. Com a sua qualidade tornou-se tudo mais rápido e estamos nesta fase da época a justificar as suas contratações.

NFSIMM: Qual é a tua opinião em relação ao Campeonato Distrital de Futsal de Évora? Revelações e decepções?
Cunha: É um campeonato interessante, muito bem disputado, com algumas equipas de qualidade e com muitos bons jogadores, mas penso que poderá melhorar em todos os aspectos, apesar de a evolução nestes últimos anos ser visível.
Não vou falar em decepções, há que dar valor ao trabalho da Associação e ajudar a eliminar os erros que se cometem ou algo que esteja mal.
As revelações são alguns jogadores que tem dado nas vistas, a equipa de Cabeção, do Almansor, do Évora Futsal e a equipa da SIMMM tem muita qualidade nos seus jovens.
A equipa de Vendas Novas tem excelentes jogadores, já com alguma experiência a este nível e temos que lhe dar mérito pela classificação obtida. Parabéns.


NFSIMM: Quais foram, até agora os momentos que mais te marcaram esta temporada? Positivamente e negativamente.
Cunha: A equipa do Núcleo de Futsal teve duas fases esta época, uma má fase no inicio da época, onde perdemos pontos cruciais para a corrida pelo título e a fase que neste momento atravessamos, vitórias, muita confiança e a manutenção do 2º lugar.
Esta temporada resume-se a isto.
Posso dizer que negativamente os momentos que mais me marcaram foi a saída do Kiké e do Zé Eduardo, além de serem importantes para a equipa, eram grandes amigos, mas eles escolheram assim para melhorar o seu futuro e quando assim é, cabe-me a mim desejar-lhe a melhor sorte do mundo.
Outros momentos foram o mau inicio de época e as lesões dos meus colegas, a equipa sofre e ninguém fica indiferente a isso.
Positivamente, posso falar da boa fase que o Núcleo atravessa, todo o ambiente que rodeia a equipa, a alegria com que se joga e o apoio incondicional dos nossos adeptos.


NFSIMM: O facto de seres visto por muitas pessoas ligadas ao futsal, reconhecendo-te como um dos melhores jogadores esta época, pergunta-mos: Qual é o segredo para manteres a tua forma exebicional?
Cunha: Primeiro quero agradecer a todos os que tem admirado o meu trabalho, fico orgulhoso por gostarem da maneira como jogo. Treino arduamente para melhorar em todos os aspectos e evoluir como jogador.
Segredo para manter a forma? Não há segredo, é fruto do trabalho que desenvolvemos durante a semana, esforço-me e treino até não conseguir correr mais. Graças a Deus as coisas estão a correr bem, tenho feito boas exibições e o Núcleo tem vencido os jogos, que é o mais importante.


NFSIMM: E quais os grandes sonhos desportivos a realizar?
Cunha: Não tenho grandes sonhos, tenho os pés bem assentes na terra, agora quero acabar esta época, se possível bem classificado e sem lesões, depois tudo pode acontecer. Espero poder continuar a jogar e a ajudar a equipa onde jogo, como sempre fiz.

NFSIMM: Por último, que comentário queres deixar aos nossos leitores?
Cunha: Não posso deixar de mencionar, agradecer, felicitar, sem eles nada disto seria possível, o Presidente deste clube, o Samuel, que me deu muita confiança esta época e me convenceu a ficar mais um ano e disse-me que seria o melhor marcador da equipa, em princípio não se vai enganar, obrigado por tudo amigo, O Vice-Presidente Rui Carrilho, a Tesoureira Ana Marques, o Presidente da Assembleia-Geral Luís Branco, o Vice-Presidente e nosso Treinador Énio, o Secretário e Treinador Adjunto Orada, o Presidente do Conselho Fiscal Nelson Filipe (Malatreco), O Vice-Presidente João Santos, o Secretário Miguel Vidigal (Covas), o nosso massagista João Godinho e o nosso fotógrafo de serviço e cameraman João Bernardino e uma pessoa que sempre nos ajudou quando necessário, o Fábio Godinho.
Não me posso esquecer do Carlos Garcia, um dos fundadores do Clube, ele que se empenhou na minha contratação, fico-lhe muito agradecido pela confiança que teve em mim, com certeza que não está arrependido, tenho dado tudo o que tenho para o sucesso do Núcleo. Obrigado grande amigo.
Agora quero agradecer aos meus companheiros, são eles que me tem ajudado e é graças a eles que tenho 18 golos até agora. São estes: Raminhos, Salvaterra, Samuel, Alberto, Kiké, Zé Eduardo, Énio, João Filipe, João Marques, Ferrinho, Edgar e João Borreicho.
Ah, estava a esquecer-me de um, o Nilton, um grande amigo, apesar de ter uma boa relação com todos, é com ele que tenho mais ligação. Desejo a todos tudo de bom, pessoalmente e desportivamente.
Resta-me agora agradecer a todos os leitores e a todos os adeptos o apoio prestado à equipa do Núcleo de Futsal e por este meio também pedir que nunca nos deixem de apoiar, mesmo quando as coisas não correm bem. Todos formam um jogador e é com esse jogador a mais que conseguimos muitas vezes desiquilibrar e ganhar muitos jogos.
Desculpem se me escapar alguém. Muito obrigado a todos, continuem com a tal FORÇA E GARRA que marcou este grupo. Aconteça o que acontecer, parte do meu coração está aqui.
ADORO-TE SIMM (Núcleo Futsal)
Tó 10

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Quem se segue?



Nilton Paredes, o nosso Nenuco, mas que é grande na entrega e devoção em cada partida de joga pelo Núcleo, respondeu sem grandes problemas às nossas questões…

NFSIMM: Nilton, sentes que existem grandes diferenças da equipa desta temporada para anterior?
NILTON: Penso que não existem grandes diferenças entre esta temporada e a anterior, estamos a trabalhar com a mesma humildade e com a mesma FORÇA E GARRA. Na temporada anterior ficámos em 3º lugar o que para o primeiro ano foi muito bom, esta temporada vamos em 3º, logo se vê que estamos a dar seguimento ao trabalho da temporada anterior.

NFSIMM: Como foi a integração dos novos jogadores? E a saída dos anteriores membros?
NILTON: A integração dos novos jogadores foi óptima porque encontraram um bom ambiente e um grupo muito unido. Ao princípio notou-se a saída dos anteriores membros porque eram mais experientes e isso dáva-nos mais confiança, mas os novos atletas têm correspondido muito bem.

NFSIMM: Qual é a tua opinião em relação ao Campeonato Distrital de Futsal de Évora? Revelações e decepções?
NILTON: O campeonato distrital de futsal de Évora está a ficar mais competitivo e penso que cada vez mais vai haver mais equipas a praticar futsal. A revelação para mim é o Borbense pois está a fazer uma excelente temporada, as decepções é o Portelense e principalmente o Juventude está muito longe do esperado.

NFSIMM: Quais foram, até agora os momentos que mais te marcaram esta temporada? Positivamente e negativamente.
NILTON: Os momentos que mais me marcaram positivamente até agora têm sido as vitórias e excelentes exibições do Núcleo e todos os bons momentos que temos passado juntos também na companhia de um grande amigo e jogador que tem sido como um irmão para mim e que nos transmite uma força enorme e vontade de vencer em cada jogo Tó Cunha e espero ter o prazer de desfrutarmos juntos a proxima época ...Há como não podia deixar de falar na força da nossa claque...lol
Negativamente, sem dúvida perder em casa com o Cabeção na primeira jornada.


NFSIMM: O facto de teres feito toda a tua carreira no Futebol 11 e sendo jogador de futsal há apenas 2 anos, quais são para ti as grandes diferenças entre as duas modalidades?
NILTON: O futsal exige mais de nós atletas em todos os aspectos, fisicamente, tacticamente, mentalmente, etc...

NFSIMM: E quais os teus grandes sonhos desportivos a realizar?
NILTON: Não tenho sonhos desportivos a realizar, apenas quero continuar a jogar à bola e ajudar o Núcleo na conquista dos nossos objectivos.

NFSIMM: Por último, que comentário queres deixar aos nossos leitores?
NILTON: Aos nossos leitores que continuem a visitar o blog e a deixar os seus comentários e que continuem a encher o pavilhão e a transmitir-nos toda aquela energia positiva...
Por fim queria agradecer à Direcção, Sr. João Orada e ao Mister Énio pelo excelente trabalho, também a todos os que nos acompanham.



Sinto orgulho de fazer parte de uma equipa assim FORÇA E GARRA SEMPRE...

Ass: NP7

Vitória Suada...



O Núcleo recebeu no passado sábado a equipa do Évora Futsal e venceu por 5-3. A equipa do Núcleo entrou um pouco apática, algo desconcentrada, enquanto que o Évora fazia uma boa circulação de bola, embora lenta. Depois de algumas e raras ocasiões de golo para ambos os lados, é a equipa visitante que se coloca em vantagem. Passados poucos minutos, o Núcleo restabelece o empate, através Gonçalo Ferro. Sem muito para contar, e ainda antes da primeira parte, o Évora Futsal coloca-se novamente em vantagem e o resultado não se alterou mais.
O inicio da segunda parte, mostrou um Núcleo muito melhor, mais pressionante, com uma melhor circulação de bola, mais acutilante, e foi assim que virou o jogo a seu favor, com dois golos sem resposta. O primeiro por intermédio de João Gonçalves e depois por Nilton. Numa falha defensiva, o Évora voltou a marcar e a estabelecer o empate.
Nos últimos cinco minutos da partida, o Núcleo veio a estabeler a vitória e o resultado final. O golo da vantagem foi marcado por Tó Cunha e quem estabeleceu o resultado final foi Edgar.
Em relação à dupla de arbitragem, ela cometeu erros para ambas as partes, sem ter influência no resultado. Poderiam ter sido um pouco mais benevolentes em relação à mostragem de cartões amarelos para ambas as equipas, onde nós achamos um pouco exagerados nalguns casos. De resto, uma arbitragem razoavel.
Num jogo sem muita história para contar, destaca-se a vitória e os três pontos obtidos. Destaque positivo foi sem dúvida o muito público presente a apoiar e incentivar a equipa, o que é habitual e de saudar. O nosso MUITO OBRIGADO, mais uma vez.
S.G.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Raminhos em entrevista...



Jorge Raminhos, O Voador, foi obrigado a aterrar para responder a umas inocentes perguntas… e ele, mais uma vez, voou para as respostas…

NFSIMM: Raminhos, quais as grandes diferenças da equipa desta temporada para anterior? E pessoalmente?
Raminhos: Na época anterior tínhamos uma equipa mais experiente porque tínhamos alguns jogadores que já andavam no futebol à vários anos.
Esta época temos uma equipa mais nova, mas com muita qualidade que, pode vir a ser bom para o futuro.
Pessoalmente, na época anterior foi mais para me adaptar e aprender com os mais velhos. Esta época que decorre tenho jogado com mais regularidade o que me faz bastante feliz.

NFSIMM: Como foi a integração dos novos jogadores?
Raminhos: No princípio da época foi um bocado difícil para eles, mas neste momento já estão integrados na equipa e no grupo.

NFSIMM: Qual é a tua opinião em relação ao Campeonato Distrital de Futsal de Évora? Revelações e decepções?
Raminhos: Tem sido um campeonato bastante competitivo. No meu entender, a revelação é o Futsal Borbense e a decepção é a Associação Artística Portelense.

NFSIMM: Quais foram, até agora os momentos que mais te marcaram esta temporada? Positivamente e negativamente.
Raminhos: O momento que mais me marcou esta temporada foi no Derby com o Sport Cabeção e Benfica, no jogo em Cabeção, que a nossa equipa fez um grande jogo. Negativamente, foi em Borba para o campeonato. A equipa não merecia o que aconteceu naquele jogo, mas o futsal é assim.

NFSIMM: O facto de estares a fazer uma grande temporada, com várias exibições de grande nível, com críticas positivas de vários agentes desportivos, pergunta-mos qual é o segredo para manteres a forma exebicional?
Raminhos: O segredo é trabalho, com o nosso treinador, Sr. João Orada e o Mister Énio. O facto de estar a fazer uma boa época também se deve ao meu professor da época passada, de seu nome Zé Carlos, que me ensinou muitas coisas que eu ainda não sabia.
Obrigado Zé.
As criticas positivas, é sempre bom reconhecerem o nosso trabalho.

NFSIMM: E quais os grandes sonhos desportivos a realizar?
Raminhos: Subir de divisão com este excelente grupo de trabalho.

NFSIMM: Por último, que comentário queres deixar aos nossos leitores?
Raminhos: Que continuem a apoiar esta equipa como tem feito até hoje, porque eles são a chave para as vitórias.

Saudações do R12
FORÇA E GARRA

Vitória suada em Évora




No sábado passado, o Núcleo de Futsal deslocou-se a Évora para defrontar a equipa do Juventude, num jogo que previa-se de muito dificil.

Com algumas ausências de última hora, o Núcleo começou o jogo dando a iniciativa ao adversário, defendendo na sua linha do meio campo, esperando pelo erro do adversário para partir em contra-ataque. Depois de um inicio de jogo algo morno com as equipas a encaixarem tacticamente, a meio da primeira parte, numa bola ganha por Tó Cunha, este faz um passe para Énio, que cara a cara com o Guarda-Redes adversário faz o primeiro golo da partida. A partir dessa altura até ao intervalo, destaque para algumas intervenções de excelente nível quer do Guarda-Redes adversário, quer de Raminhos e o resultado não mais se alterou até ao intervalo.

A segunda parte da partida iniciou com mais do mesmo, o juventude a mandar no jogo, com boa circulação de bola e a ter três ou quatro ocasiões claras de golo eminente, com grande destaque nessa altura para Raminhos, que mesmo limitado fisicamente, realizou meia dúzia de grandes intervenções. Nessa altura, o Núcleo teve também algumas ocasiões para marcar em contra-ataque mas, de realçar o Guarda-Redes adversário que esteve intransponível durante grande parte da segunda parte. Já com Énio lesionado e com a entrada de Nilton e Edgar na partida, o Núcleo chega ao segundo golo numa excelente jogada entre estes dois jogadores, com o golo a aparecer por Edgar. O resultado não mais se alterou, mesmo com o Juventude a jogar com Guarda-Redes avançado nos últimos cinco minutos e com menos um jogador de campo nos últimos três, depois da acumulação de amarelos por parte de um dos seus jogadores.

Em relação à dupla de arbitragem, fez um trabalho razoável, tendo porém excedido nos cartões amarelos mostrados, principalmente à equipa adversária no final do jogo, sem razões aparentes para advertência.

Vitória final de 2-0 da nossa equipa, que não fez dos seus melhores jogos, onde os três pontos a serem mais importantes que a exibição, perante uma dificil e bem organizada equipa do Juventude.

S.G.

terça-feira, 6 de abril de 2010

O senhor que se segue...


João Gonçalves, Sub-Capitão do Núcleo de Futsal, conhecido por todos por ser uma pessoa muito reservada, foi advertido com uma multa de ter que responder às nossas questões… depois de muito esforço, lá nos respondeu…

NFSIMM: João, quais as grandes diferenças da equipa desta temporada para anterior?
João Gonçalves: A única diferença foi a saída de 3 ou 4 jogadores com alguma experiência do grupo, pela entrada de 2 ou 3 jogadores jovens com grande talento. Isso foi evidente no início da temporada com alguma falta de entrosamento nos primeiros jogos, mas com o trabalho temos vindo a melhorar e isso reflecte os últimos resultados.

NFSIMM: Como foi a integração dos novos jogadores?
João Gonçalves: Foi boa, como é óbvio, é natural ocorrer alguma falta de confiança dos novos colegas no início, mas neste momento então plenamente integrados e os resultados são ilustrativos disso, muitas graças á ajuda e ao trabalho que o Énio desenvolve junto deles. E esperamos que o Énio possa continuar na próxima época com a sua ajuda!!

NFSIMM: Qual é a tua opinião em relação ao Campeonato Distrital de Futsal de Évora? Revelações e decepções?
João Gonçalves: Acho que quanto ao campeonato, e como se faz no campeonato nacional e/ou em outros desportos, deveria acabar com a fase playoff, pois não há nada como uma final para se decidir o “campeão”. Outra coisa que alteraria era a qualificação para a divisão acima de mais uma equipa.

NFSIMM: Achas que, num futuro próximo, no Distrito de Évora, existirá alguma ou algumas equipas que consigam competir a um nível mais exigente?
João Gonçalves: Provavelmente não. Também não conheço bem todas as equipas das divisões acima do Distrito de Évora.

NFSIMM: Quais os objectivos do grupo para esta temporada?
João Gonçalves: A nível do grupo é criar um grupo forte, com muita “força e garra”, e que todos se possam divertir a jogar futsal. Quanto ao nível competitivo, penso que é possível ficar nos três primeiros lugares, repetindo a boa época passada.

NFSIMM: E o teu futuro? Quais os grandes sonhos desportivos a realizar?
João Gonçalves: O meu futuro vai continuar pelo núcleo (se não for dispensado claro!). Apenas quero continuar a divertir-me a jogar como tem vindo a acontecer, principalmente sem lesões.

NFSIMM: Que comentário queres deixar aos nossos leitores?
João Gonçalves: Aos leitores, continuem a visitar e divulgar o blog e que venham assistir e apoiar a nossa equipa nos jogos!!

Força e Garra
Abraço, João G.